Lar da Criança de Erechim/RS

Facebook - Lar da Criança de Erechim/RS

Histórico da Instituição

A Instituição foi fundada em 18/10/1980, ligada ao Patronato Agrícola e Profissional São José, liderado pelo Padre Atalibo Lise, vigário da Catedral São José.

Foram inauguradas inicialmente duas unidades de atendimento.

Em 1986 construiu-se a unidade destinada ao refeitório.

Em 1990 um convenio realizado entre o Lar da Criança e a Entidade Hand an Hand ASBL Kanner, possibilitou a construção da terceira unidade destinada ao atendimento das crianças,especificamente para construção da unidade destinada a atender as crianças de a três anos, sendo esta concluída em 1992.

A entidade se destina ao atendimentos de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, que recebem a medida de proteção de abrigamento pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Adolescência de acordo com o Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Após o abrigamento, a instituição busca proporcionar atendimento a suas necessidades básicas, garantindo a aplicação dos princípios e diretrizes preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, através da promoção de ações que garantam a preservação dos vínculos familiares e comunitários.

São proporcionadas atividades de reforço ao ensino escolar através deatividades extra-classe visando valorizar a auto-estima, o desenvolvimento do juízo crítico, de sua realidade e do meio que o cerca.
Através dos programas de Atenção Psicossocial e de Atenção a Saúde, é oportunizada a proteção das crianças e sua recuperação física e psicológica.

Após o abrigamento, o setor técnico, busca identificar familiares que possam vir a assumi-la, mobilizando todos os esforços na reconstrução dos vínculos familiares.

As famílias são atendidas através do programa de Orientação e Apoio Sócio Familiar, onde participam de encontros com a equipe técnica, ocasião em que são discutidos temas referentes à educação, limites, sexualidade, afeto, comportamento, relacionamento, alcoolismo e drogas, deficiência física e mental, violência doméstica e convivência familiar. Aquelas que apresentam dificuldades de subsistência são contempladas com auxilio alimentação, por até seis meses, ou a critério técnico.

Semanalmente as famílias recebem visitas da psicóloga e assistente social, ocasião em que recebem orientações e podem relatar seus progressos e suas dificuldades.

O Lar da Criança, através de seus funcionários, voluntários, equipe técnica e direção, busca minimizar os traumas a que foram expostas às crianças e adolescentes aqui acolhidos, procurando oferecer-lhes um ambiente alegre e sadio, permeado de afeto e amor, mesmo sabendo que nada substituí a família.

A manutenção da Instituição é feita essencialmente através de doações da comunidade, seja na forma de valores financeiros, doação de alimentos, roupas, calçados, móveis e utensílios dentre outros.

A participação do poder público, municipal, estadual e federal se da através de convênios e projetos encaminhados a estes órgãos.

A iniciativa privada participa da manutenção da Instituição através de doações financeiras e realização de serviços de manutenção.

A maior fatia do orçamento da Instituição é custeada através de doações de pessoas físicas e atividades sociais como jantares, bailes, pedágios e outras atividades que visam angariar fundos para o custeio dos serviços.



Informações Oficiais da Instituição

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LAR DA CRIANÇA
Rua Anita Garibaldi, 870 – Centro – Erechim – RS – Brasil – CEP 99.700-000
Fone – 0(54)3321 1828
CNPJ – 075.846.270.001-86
Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social: Nº 21
Reconhecimento de Utilidade Pública Federal Portaria 2.205 de 10 de outubro de 2004
Reconhecimento de Utilidade Pública Estadual Decreto 21.693 de 19 de abril de 1972
Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal Decreto 144 de 19 de junho de 1962
Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social Resolução 177 do CNAS de 25 de outubro de 2005.
Declaração de isenção da quota patronal do INSS expedida em 13 de outubro de 2006, através do Ato Declaratório do INSS nº 19.422.1/002/2006.


 

2019 - NiX Brasil . Agência Digital - Todos os Direitos Reservados.